sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ganache



É errando que se aprende. Provavelmente já ouviu essa frase antes, e na cozinha não é diferente, já se foi criada muita receita com um erro ou por puro engano. Esta é a explicação mais provável sobre a origem do creme ganache. A história surgi por volta de 1950, quando um aprendiz chocolatier deixa sem querer o creme de leite fervido cair involuntariamente sobre o chocolate. O Guru chocolatier não gostou nada do acontecido e trata o aluno com estupidez. E neste erro teria sido nomeado ganache, em francês, é pessoa de pouca inteligência ou limitada
A mistura foi mexida e o desastre vira um doce muito conhecido pelos franceses e por nós. E hoje em dia existe muitas maneira diferentes de se preparar um ganache, de maneira mais lisa, aerada, aromatizada e assim por diante.

A ganache é a mistura cremosa do chocolate com algum ingrediente líquido, não necessariamente o creme de leite. Eu por exemplo já fiz um ganache de chocolate branco com champanhe.




 Os métodos de preparação e os usos variam, mas normalmente é usado em bolos, coberturas de cupcakes, trufas e recheio de bombons.
Quando você aromatiza o chocolate é o momento de soltar a criatividade usando especiarias que combinem com a sua receita. Você pode usar gengibre ralado, hortelã picada, casca de laranja, casca de limão, grãos de café, mel, pimenta, hibiscus, maça seca, anis estrelado, caramelo.
Fazer Ganache é muito simples, irá precisar de Chocolate em barra (Não vale aquele fracionado), creme de leite e manteiga para dar brilho.
Porém existe muitas variações como por exemplo substituir o creme de leite por iogurte natural, leite, como eu já disse champanhe, calda de frutas e por ai vai. Inclusive substituir o chocolate em barra pelo em pó que ensino a fazer e fica a mesma textura, quer saber como? Tem um vídeo que ensino o passo a passo.
E ai gostarem das variações? Espero que sim


Dayane Luna



Nenhum comentário:

Postar um comentário