quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Caldo Verde

    
Com toda a sua simplicidade e rusticidade, a sopa nasceu quando o homem se deu conta que as carnes duras que caçava se amaciavam e adquiriam melhor sabor se cozidas com água e ervas. Quando ele bebeu desse caldo e se agradou dele, a sopa se incorporou à civilização para nunca mais sair.
     Até mesmo na Bíblia quando Esaú veio exausto do campo e sentiu o cheiro do saboroso cozido que seu irmão Jacó tinha preparado (Gên 25:29-34)
Durante a Idade Média, a medicina reconhece suas virtudes terapêuticas e passa a prescrevê-la como remédio, sendo o caldo de galinha o mais cotado, antes de qualquer outra. Na mesa do pobre, ela era, de longe, o alimento complementar mais importante, o caldo dessa sopa era, quase sempre, temperado com cebolas e dentes de alho e aromatizado com diversas ervas; sempre que possível, um pedaço de carne, em geral de porco, salgado, temperado com gordura, manteiga ou óleo. Mas, diferentemente da sopa dos pobres, os caldos eram fartos em carnes e condimentados com muitas especiarias.
     O Caldo Verde é um prato típico português teve origem em meados do século XV e sua produção iniciou-se nas províncias do norte na região do Minho e durante os anos, a receita foi adaptada de acordo com as regiões, uma sopa, que tem como principal ingrediente a batata-inglesa. O nome vem da coloração que o cozido adquire durante o cozimento, um esverdeado devido à couve que é levada ao prato. A mistura teria surgido por causa dos lavradores, que utilizavam ingredientes baratos, provenientes de suas terras para a produção de um caldo. É uma receita muito simples, assim como o são quase todas as deliciosas criações portuguesas e um dos pratos preferido do escritor e pensador Fernando Pessoa.
   São, na maioria, pratos leves, aromáticos e que favorecem a hidratação. São rápidos de preparar e econômicos, permitindo uma infinidade de improvisos. É um prato que manteve intensa e histórica relação com o homem, sendo considerado o mais antigo do mundo.
  E para saber como fazer um delicioso Caldo Verde que é mega fácil e ótimos para dias frios veja o vídeo abaixo com a receita completa.


Espero que tenham Gostado

Dayane Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário