segunda-feira, 5 de maio de 2014

Defumação. Vamos defumar!!!!Parte 2

Bom vocês viram que no post anterior que é fácil e barato fazer seu próprio defumador, agora vamos aprender a defumar e o que defumar.
Na defumação onde há fumaça há gosto
Geralmente se usa folhas secas de arvores cítricas pois o cheiro é bem melhor e proporciona sabor no nosso caso usamos folha de laranjeira e o resultado final foi maravilhoso, o mais importante é que as folhas estejam secas caso ao contrario deixa o alimento amargo
Passo a passo 
Lembram-se daqueles furos que fizemos nas latas então eles servem para poder passar o barbante com anzol que seguraram a carne e essa é a hora que a usamos. A carne utilizada foi lombo suíno, peito de frango e coxa sobre coxa.  
Após isso, vamos fazer a fumaça a parte mais importante. Usamos carvão que o acendemos no forno para poder conseguir adquirir a temperatura desejada rapidamente, Deixe o carvão queimar até que haja uma fina camada de cinza branca cobrindo-o. assim como na foto, Para a defumação usamos folha de laranjeira utilizamos ela seca, mas também pode-se utilizada folha de limoeiro, tangerineira e entre outras, a escolha das folhagem é importante pois agrega sabor. Nessa foto abaixo podemos observar uma espécie de telhado de alumínio ele foi feito para que a fumaça não fosse diretamente para um alimento, mas todas as carnes.
Nesse momento vamos fazer muita fumaça que é muito bom, quanto mais fumaça melhor. 
E Tampe com a lata superior que estar a carne, mas fique alerta e sempre supervisionado a fumaça pois a temperatura também influencia nas características finais do produto; por isso, recomenda-se temperaturas de até 75°C para carnes em geral. 
O tempo de defumação varia de acordo com o produto a ser defumado, sua espessura ou seu diâmetro. O tipo de defumador também pode influir nesse caso o tempo foi de 3 horas.
 E o resultado é maravilhoso, a carne tem essa cor menos avermelhada do que estamos acostumados porque não tem Nitratos sais que  são utilizados como agentes conservantes devido a sua ação inibidora sobre o  grupo ”clostrídio” responsável por infecções e intoxica-ções alimentares e perigosos e até mesmo cancerígeno
E ai gostaram do Resultado Final? 
Texto 
Dayane Luna
Imagens
Renato Antiquera
Dayane Luna
Rachel Ribeiro






Nenhum comentário:

Postar um comentário